terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cérebro podereso, mas todos erramos não é?

Nosso cérebro é incrícel... Muito poderoso! Acontece que só podemos usar 10% de sua capacidade. Outros um pouco menos... mas isso não vem ao caso. Mesmo assim nosso cérebro pode trabalhar com uma quantidade gigantesca de informações ao mesmo tempo, porém tome cuidado, as vezes podemos ser enganados por ele.
Existem várias situações que o cérebro pode nos enganar e aqui vão alguns exemplos:

 Ilusão de óptica: a mais conhecida...
(clique para ampliar)






 Crossed-Eye: Existem também imagens que parecem ser 3D. Para essas é preciso um pouco mais de concentração: olhe bem para as duas imagens, fique vesgo até que vc enxergue 3 imagens embaçadas. Com muita calmas focalize na imagem central até que ela fique bem nitida. Vai parecer em terceira dimensão! (clique para ampliar)







Veja também o vídeo:



Sensações inexistentes: Algumas vezes o cérebro até te passa sensações que não existem:




 Sentiu aquele friozinho? 

Pra terminar aqui vão alguns dos erros mais comuns cometidos pelo cérebro no dia a dia:

 1 - Pareidolia

Quando o a pessoa pensa ter visto um rosto (ou qualquer outro objeto comum) em nuvemn sombras etc. (pode ser um espírito também!)


2 - Falácia do jogador

 Tendência de achar que só porque a moeda caiu 3 vezes "cara" tem mais chances de cair "coroa" sendo que as chance ainda são 50% para ambas.(Isso não vale só pra moeda tá... foi só um exemplo!)



3 - Desconto hiperbólico ou gratificação instantânea

 Você prefere ganhar R$20 agora ou R$100 no fim do ano? Quem prefere a primeira opção está sendo enganado pelo desconto hiperbólico. P
refere as coisas imediatamente, mesmo sabendo que vai perder com isso. (muito comum em quem compra a prazo ao invés de comprar a vista mais tarde)

4 - Efeito placebo

Esse é famoso. Ocorre quando você se sente mal e alguém de dá amparo com água com açucar por exemplo. Não tem efeito físico nenhum, mas vc sabe que tem alguém cuidando de vc! Não aceite água com açucar de qualquer um, pode ter "Boa noite cinderela"

5 - Ilusão do controle

Rituais que de dão a sensação de sorte e controle da situação (soprar dados, cueca da sorte, entrar com o pé direito) Completamente inúteis, mas se vc não faz, se sente inseguro.

14 comentários:

  1. Sou neuroanatomista, e o pior mito é que "só podemos usar 10% do cerebro". Isso é uma grande mentira. nao acredite em tudo que voce lê, caso não sejam artigos acadêmicos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei Vesgo pro Resto da Vida... =0(

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela informação. Outro dia eu li em outro lugar que isso era mesmo mentira, mas esse post eh um pouco antigo e acabei deixando assim mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Explica para gente ai doutor, quantos porcentos do cerebro um ser humano usa?

    ResponderExcluir
  5. a porcentagem exata não sei, mais que é só 10% não, isso já foi comprovado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, quero convidar à Todos.Sem compromisso, para que visite nosso agregador de Links, e aproveite para mandar o seu, http://ilinkis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. nosso cerebro não usa so 10% de sua capacidade ;P (pelomenos o da maioria ,-,)

    ResponderExcluir
  8. Nosso cérebro tem várias áreas diferentes, para funções diferentes, obviamente nós nunca vamos usar todas ao mesmo tempo, daí provém o mito dos 10%. Nós usamos determinada porção do cérebro para tal função, depende do que.

    ResponderExcluir
  9. Amiguinho, se quer ter um blog, no MÍNIMO não fale asneiras.
    Se não utilizássemos todas as partes do nosso cérebro, ele atrofiaria.

    ResponderExcluir
  10. amiguinho... se vai comentar também não fale asneiras. Foi dito "todas ao mesmo tempo" e eu concordei que pode ser uma explicação boa. Me poupe né...

    ResponderExcluir
  11. O povo parece não estar usando muito bem a capacidade cerebral para reclamar que não usamos 10/100 a origem deste numero eu desconheço e também não sei se é possível quantificar a atividade cerebral para uma dada função porem deixando o conteúdo científico de lado devemos compreender que a referencia do blogueiro se faz somente para ilustrar que por vezes rola uma confusão no processamento de informação .
    Ele mesmo falou que não vinha ao caso discutir sobre a quantidade ai vem um trouxa que nem o LEONARDO se achando o esperto pra ficar criticando algo que não deprecia o sentido da mensagem .

    ResponderExcluir
  12. Não sou especialista, mas ouvi um profissional da área dizer que qualquer ser humano usa 100% do cérebro. É claro que a capacidade de cada um pode variar, mas todos sempre usamos 100% de nosso cérebro.

    ResponderExcluir