quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Você sabe mesmo o que é preconceito?

Sempre quis falar um pouco sobre preconceito, em linhas gerais sabe? Ao passar dos séculos a medida que as pessoas puderam se expressar cada vez mais e expor suas opinião com mais liberdade, o preconceito vem diminuindo.
Preconceito na raíz da palavra, é uma ideia prematura de alguém ou alguma coisa por conta de algum aspecto físico ou ideológico. O que isso significa? Significa o que você sempre ouviu da sua vovó: não julgue um livro pela capa.
Tenho que adimitir que muitas vezes tenho preconceito, todos tem! Mas tenha em mente que não existem somente preconceitos contra gays ou negros. Toda vez que você "simplesmente não vai com a cara da pessoa" é um preconceito também!
Claro que ao falar de preconceito vêm à cabeça aqueles que vemos na escola e na TV o tempo todo.
Eu acredito que, enquanto você não prejudique ninguém por isso, não tem problema nenhum no preconceito! É o seu modo de pensar!
Eu não sou católico, mas também não sou ateu. Acredito em algo superior, porém diferente das outras pessoas. Por isso já sofri bastante preconceito, inclusive de religiosos que simplismente deixaram de falar comigo ou pegaram birra. O problema é que eu não tenho preconceito contra religiosos convictos, só tenho uma ideia diferente deles e por isso me julgam não importa quem eu seja. 


O FHC, por exemplo, perdeu a eleição a prefeito por se recusar a dizer, dias antes da votação, que acreditava em Deus. Portanto, não se ache o santinho só por que você não tem preconceito com negros e gays e sai pregando por ai sua religião e achando irracional aqueles que não a seguem.

É claro que digo isso a pessoas ignorantes, que não tem a capacidade de entender o que é preconceito de verdade!
Existe muito mais coisa para falar sobre este tema mas ninguém tem saco vontade de ficar lendo textos imensos. O que eu escrevi aqui é o que estava na ponta da língua... ou dos dedos... Só queria concluir dizendo que cada um tem sua opinião e pode pode expressá-la da maneira que quiser, contanto que não prejudique outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário